Primeiro, foi possível pedir táxi por meio de aplicativos no celular. Depois, comida. Por fim, reservar casas no Brasil e no exterior e encontrar caronas – tudo a poucos toques na tela do smartphone. Mais recentemente outro setor se adequou às facilidades dos apps de dispositivos móveis: a entrega de encomendas, seja para empresas ou cidadãos comuns.
As plataformas de entregas compartilhadas já são uma realidade por oferecerem uma alternativa eficiente e ágil à logística, utilizando pessoas para fazer as remessas a partir de pedidos gerenciados e emitidos pelo smartphone. Ainda assim, existem empresas que possuem dúvidas. Confira cinco motivos que explicam porque este serviço pode ser terceirizado.
1 – Geração de mais empregos para um mesmo serviço
Quem opta em montar um serviço de delivery próprio em sua empresa é obrigado a contratar um número determinado de entregadores. Esses profissionais ficam disponíveis apenas para a companhia e realizam todas as tarefas. Ou seja, o número de empregos gerados será limitado. Em contrapartida, quem resolve terceirizar este serviço com uma plataforma especializada, indiretamente apoia um número maior de profissionais, que enxergam nas entregas uma forma de trabalhar como autônomos e independentes.
2 – Sem custo de aquisição e manutenção de veículos de transporte
Contratar profissionais é apenas parte das despesas. Afinal, é necessário adquirir meios de transporte, como carros, caminhões e motos, e realizar a devida manutenção preventiva desses veículos. Quem terceiriza as entregas fica livre deste custo, uma vez que os entregadores são livres para escolher a melhor forma de realizar suas entregas, seja a pé, de bicicleta, de moto, carro ou até transporte público.
3 – Despreocupação com a gestão de frota e de colaboradores
A entrega de produtos é uma das principais preocupações das empresas quando o assunto é relacionamento com o cliente. A companhia que se dispõe a realizar este serviço sabe que precisa fazer a entrega em um prazo rápido e com máxima qualidade – caso contrário, enfrentará reclamações de clientes. O problema é que fazer a gestão de frota é complexo e trabalhoso por cruzar diferentes informações, tabela de horários e rastreamento dos profissionais. O ideal, portanto, é contar com o apoio de uma empresa especializada em delivery, capaz de atender todas as demandas rapidamente.
4 – Redução de investimento em soluções e equipes
Realizar entregas com equipe própria demanda da empresa um incremento no quadro de funcionários, com profissionais que gerenciam e organizam todos os processos logísticos. Além disso, as despesas também aumentam com o necessário investimento em recursos e soluções que realizam as tarefas planejadas. Por sua vez, a terceirização resulta em apenas um custo total de parceria com a plataforma de entrega compartilhada, possibilitando uma economia importante a curto, médio e longo prazo.
5 – Ideal para todos os tipos de empresa
Por fim, as soluções de entrega compartilhada também conseguem atender as necessidades das pequenas empresas. É possível fazer um projeto de acordo com o tamanho e objetivos da área, garantindo que as entregas sejam feitas com qualidade e sem qualquer preocupação para o pequeno empresário.
* Vinícius Pessin é CEO e CoFounder da Eu Entrego.